terça-feira, 23 de setembro de 2008

Exercícios pág. 92

1-Construa , em seu caderno, um quadro comparativo da vida na Mesopotâmia e no Egito. Compare a religião, a escrita, a economia, a sociedade e os rios importantes. Mesopotâmia: Religião: Politeista Escrita Cuneiforme Ecomomia:Agricultura Sociedade: Nobres, comerciantes camponeses, artesãos e escravos Rio: Tigre e Eufrates Egito Religião:Politeita Escrita: Hieróglifa Ecomonia: Agricultura Sociedade:Nobres, sacerdotes, escribas, artesãos, comerciantes, Camponeses, e escravos Rio: Nilo 2-O historiador grego Heródoto (século Va.C) esceveu que o "Egito é um presente do Nilo". Explique esta frase com base no que você leu nesta unidade. O Rio Nilo, com suas cheias periódicas, contribuía para a fertilização do solo em seu vale. O trabalho humano de construção de canais par a irrigação aproveitou esse fenômeno natural para aumentar a produção agrícola. 4- Observe a estatueta e responda às questões. a- Quem é o personagem representado? Escriba b- Que Trabalho ele parece fazendo na escultura? Esse trabalho tem relação com a atividade que ele realizava no Egito? Na escultura o escriba aparece escrevendo no papiro. Sim, pois no Egito antigo os escribas eram responsáveis pela contabilidade dos templos e dos palácios, pela cobrança de tributos e pela supervisão das obras públicas, atividades administrativas acompanhadas do registro escrito c- Por que o trabalho dele era impotante na sociedade egípcia? Seu trabalho era importante porque pressupunha o conhecimento da escrita, condição para um individuo conseguir ocupar cargo importante no palácio, nos templos ou no exercíto, Saber ler e escrever no Egito antigo era um importante meio de ascensão social.

Revisão para a Avaliação Bimestral

“A democracia ateniense era direta, isto é, não existiam representantes dos cidadão; eram eles mesmos que apresentavam, discutiam e votavam as propostas. Considerava-se cidadão o homem adulto com serviço militar completo (aos 20 anos de idade) filhos de pais e mãe atenienses." 1-Quem não era considerado cidadão em Atenas: Mulheres, estrangeiros e escravos 2- Cite a forma de governo da: a-Atenas: Democracia b-Esparta: Oligarquia 3- Os seguintes povos deram origem ao povo grego, exceto. A ( ) Sumérios, Acádios e Babilônios B ( ) Incas, Maias e Astecas C ( X) Jônios, Dórios e Aqueus D ( ) Tupis, Guaranis e Germanos Leia os textos e responda: As mulheres não eram cidadãs. Submissas à vontade do pai ou do marido, viviam dentro de casa, afastada dos olhares dos homens. O casamento era arranjado pelos pais. Da autoridade do pai elas passavam à autoridade do marido. Sua função como esposa era dirigir as atividades domésticas e os escravos da casa. Somente mulheres pobres, e em caso de extrema necessidade, exerciam um ofício. A mulher de família rica aprendia rudimentos de leitura e escrita. 4-Qual a posição da mulher na sociedade ateniense? Submissa a vontade do pai ou marido, não era considerada cidadã, portanto sem direito a voto. 5- Havia diferença entre se mulher de um cidadão e de um meteco? Por que? Não como a mulher não era cidadão tanto faz ser esposa de um cidadão ou não, pois os metecos não eram cidadãos. A Grécia era uma pequena península formada por várias cidades-estados que só se uniam em caso de guerra. A sociedade espartana era dominada por nobres, que tinham treinamento militar desde criança. A sociedade ateniense era caracterizada pela democracia: todos os cidadão, mesmo os mais pobres lavradores tinham o direito de participar das assembléias. .6- O que favoreceu a formação das cidades-estados? O terreno montanhoso 7-Como as cidade- estados se relacionavam? Só se uniam em caso de guerra. 8-Fale da sociedade ateniense: A sociedade ateniense era caracterizada pela democracia: todos os cidadão, mesmo os mais pobres lavradores tinham o direito de participar das assembléias.Licurgo proibiu que os homens livres exercessem qualquer atividade lucrativa (...). Ademais, como buscar riqueza neste país onde Licurgo estabeleceu para todos a mesma contribuição alimentar e o mesmo tipo de vida, impedindo-os de ambicionarem a fortuna, devido aos prazeres que ela propicia? Licurgo permitiu utilizar, em caso de necessidade, os escravos de outrem. Os são usados de maneira similar. Foi previsto que aqueles que tenham mantimentos de sobra devem deixá-los em recipiente fechados. Os que necessitarem podem utilizar-se deles” 8- Quem exercia o trabalho braçal em Esparta? 9- Segundo o texto, havia diferenças econômicas ente os espartanos? Justifique sua resposta com um trecho do texto. 10-Que palavras melhor definem o espírito social espartano: (marque duas). a -( ) Individualista b- ( X ) Coletivista c- ( ) Competitivo d- ( X ) Igualitário 11- Leia o texto e responda: O povo africano do Egito vivia nas margens do rio Nilo. As enchentes do Nilo fertilizavam o deserto e possibilitavam a agricultura. Sua escrita, os hieróglifos eram posta nos papiros. Sobre o Egito responda: a- Continente: África b- Rio onde se desenvolveu: Rio Nilo c- Escrita: Hieróglifos d- Economia: Agricultura 12- Cite três legados egípcios: Calendário de 365 dias e doze meses e já dividiam o dia em vinte e quatro horas. Palavras da língua portuguesa, como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa. 13- Cite três legados gregos: Teatro, Olimpíadas, Conceitos como cidadania e democracia. 14- Explique a Frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo” O rio Nilo condicionava a economia do antigo Egito e determinava-lhe a estrutura política fazendo o Egito, desde o início, ser uma nação agrícola. O grande rio era quase a única base da economia do país. Alimentava o povo, e a não ser o ouro extraído no deserto oriental e da Núbia, fornecia a maior parte da riqueza. O rio também determinava todos os valores imobiliários da época. 15- Leia o artigo abaixo e opine: Art. 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei. § 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. Você concorda com essa lei? Justifique sua resposta
Pessoal.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Egito

O povo africano do egito vivia nas margens do rio Nilo. As enchentes do Nilo fertilizavam a terra possibilitando a agricultura. Por isso, o Egito era uma "dádiva do Nilo" Os egípcios construíam pirâmides, que serviam de túmulos para os reis (Faraó). Sua escrita elegante, com desenhos vistosos (HIERÓGLIFOS), era posta nos papiros (folhas feitas da planta papiro, utilizadas como papel para escrever). O Estado era muito poderoso e o faraó, considerado um deus na Terra. Quando as pessoas morriam, eram embalsamadas (o cadáver era tratado par não apodrecer) e enfaixadas com tiras de pano: as múnias.

Atividades- pág. 156

a) Quais as diferenças e as semelhanças entre democracia ateniense e a oligarquie espartana?
Na democraciaateniese, o poder era exercido por assembléias de cidadãos; na oligarquia espartana, só os membros da GERUSIA. conselho formado pelos anciãos das família mais ricas, governavam a cidade. SEMELHANÇA: em ambos os casos, os magistradoseram os responsáveis pela execução das decisões.
b) que grupos sociais não participavam das decisões políticas na democracia ateniense?
As mulheres, os homens menores de 21 anos, os escravos e os estrangeiros (metecos).
c) Por que o regime político de atenas era uma democracia?
Porque os cidadãos, reunidos em assembléias, decidiam pessoalmente sobre as questões mais importantes realtivas à sua cidade.
d) E as democracias atuais, também funcionam de forma direta? Justifique sua resposta.
Não, pois as decisões políticas são tomadas por representantes eleitos pelos cidadãos para exercer as funções executivas e legislativas. É a chamada democracia representativa.
e) Qual das fotos acima registrou o exercício da democracia direta no Brasil atual? Justifique sua resposta.
A foto da direita, mostra trabalhadores decidindo, diretamente, questões importantes para sua categoria. A foto da esquerda é um exemplo de democracia representativa.
e) Defina, com suas palavras, democracia e oligarquia.
Pessoal

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Exercícios

Pág. 171
1- Esta foto representa o modelo de beleza feminina nos Estados Unidos do início do século XX a) O que é um concurso de beleza? É uma disputa entre candidatos pelo título de mais belo
b) Que características das candidatas são valorizadas nesse tipo de concurso? Em geral, são valorizadas as características do corpo, de acordo com o padrão de beleza vigente na ocasião.
c) O modelo de beleza mostrado na foto é o mesmo de hoje? Não, pois o padrão de beleza imposto hoje é o das mulheres magras e altas, de cintura fina e formas definidas. A variação do modo de beleza ao longo do tempo demonstra que o conceito de beleza é variável, dependendo da cultura. 3- Para os gregos a beleza nascia com a pessoa ou deveria ser construída? Explique: Os gregos apreciavam muito a beleza natural, mas em relação ao homem ela deveria ser construída, pois a idéia de beleza compreendia o físico e o espírito.
5- Você gostaria de ter estudado em um ginásio ateniense? Justifique sua resposta. Pessoal.
Pág. 173
3- Observe e responda.
a) Que personagem é esse? O Super-Homem
b) Por que ele é considerado um herói? Por suas habilidades: força, coragem, superpoderes e virtudes morais, como a preocupação com a justiça.
c) As habilidades desse herói também eram valorizadas pelos gregos? Explique. Algumas sim, como a força, a coragem e os poderes sobre-humanos
d) Que outros heróis das histórias em quadrinhos você Conhece? Eles têm características semelhantes às dos antigos heróis gregos? Quais? Pessoal.
Pág. 177
5 Você costuma se guiar pelo padrão de beleza da sociedade? Por que? Pessoal
6- A imposição de um modelo de beleza é bom ou ruim para as pessoas? Justifique. Pessoal

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Organizando o Conhecimento -pág. 166

1- Buque no texto o significado destes termos e escreva em seu caderno com suas próprias palavras. a) Mito: Narrativa que mistura fatos históricos com ações de heróis, deuses e semideuses. b) Filosofia: Área que ocupa do estudo do ser humano e do próprio conhecimento. c) Tragédia: Espetáculo do teatro grego antigo montado para causar pavor e pena no espectador. d) Comédia: Espetáculo do teatro grego antigo que tinha a função de despertar o riso e ridicularizar os aspectos negativos da sociedade. 2- Em seu caderno, faça um quadro comparativo da vida em Atenas e em Esparta no século V a. C. Compare os seguintes iténs. Espaço geográfico Atenas: Região de Ática Esparta Península do Peloponeso Forma de Governo Atenas: Democracia Esparta:Oligarquia Tipo de educação dada aos meninos : Atenas: os meninos tinham aula de leitura, e música;escrita praticavam exercícios fisícos; e eram preparados para discutir política filisofia. Esparta: os meninos eram educados para a guerra, praticando exercícios físicos e submetendo-se a uma e rígida disciplina imposta nos quartéis. 3- Liste três características da religião grega: Os gregos eram politeístas; seus deuses assmelhavam-se na forma e na conduta, com os humanos; além de venerar os deuses também veneravam os heróis.

Declínio da Grécia

Os gregos se uniram para rechaçar as invasões persas, mas depois a rivalidade entre Atenas e Esparta gerou a GUERRA DO PELOPONESO. A Grécia foi arrasada pelos próprios gregos! O rei Filipe da macedônia aproveitou para controlar para controlar a Grécia. Os macedônios falavam grego e admiravam a cultura grega. I filho de Filipe, Alexandre, O Grande, organizou um exército poderoso e invadiu muitos países. Construiu um império que incluía oEgito, a Pérsia e o Oriente Médio. As invasões de Alexandre espalharam a cultura grega pelo mundo antigo. No século II a. C. a Grécia foi conquistada pelos romanos.

Encontro

No dia 04/09 os alunos participantes do projeto Correspondência da Amizade se encontraram na escola CAIC. O encontro foi repleto de emoções e surpresas, pois depois de três meses de correspondendo eles finalmente se conheceram e puderam conversar. Os alunos de ambas escolas adoraram o projeto e pretendem continuar até o final do ano quando a escola CAIC irá até a Escola Aramando Santos. Vejam como foi animado o encontro!

Fotos do encontro

fotos do encontro

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cronograma de avaliações Bimestrais

Dia: 25/09 Horário: 16:30 Matéria: GréciaAntiga e Egiro Antigo

Exercícios

1- Quais os povos que deram origem ao povo grego?
aqueus, jônios, dórios, e eólios.
2O que favoreceu a formação das cidades-estados grega? Como elas de relacionavam?O terreno montanhoso favoreceu a formação das cidades-estados que só se relacionavam em época de guerra.

3- Quais a principais cidades-estados da Grécia?
Atenas e Esparta
José Gaspar - 5ªE
4- Comente:
a)- Sociedade espartana: a sociedade espartana era dominada por nobres que tinham treinamento militar desde criança.
b)- Sociedade ateniense: a sociedade ateniense era caracterizada pela democracia; todos os cidadão, mesmo os mais pobres lavradores, tinham o direito de participar das assembléias.