domingo, 27 de setembro de 2009

Avaliação do PAV I

Observe as figuras abaixo: A figura 1 apresenta uma fábrica na década de 1930 enquanto a figura 2 retrata uma fábrica no ano 2007. Figura 1 Figura 2 1- Considerando as informações acima responda; marque com um X a opção correta. Habilidade: Comparar gravuras e identificar as informações contidas em cada uma separadamente. (questões: 1,2,3 e 4) a- ( ) A figura número 1 apresenta uma fábrica no século XIX enquanto a figura 2 apresenta uma fábrica do século XX. b- ( ) As figuras 1 e 2 retratam a forma de trabalho durante o século XX, porém em anos diferentes. c- ( ) As figuras 1 e 2 retratam a forma de trabalho durante o século XX, porém em décadas diferentes. d- ( ) A figura 1 retrata um fábrica do século XX enquanto a figura 2 mostra uma fábrica do século XXI. 2- Ainda com relação as figuras acima é possível afirmar (Marque V para as opções verdadeiras e F para as falsas). a- ( ) Ao comparar as figuras 1 e 2 observaremos a presenças de um maior número de empregados na figura 1 b- ( ) Ao compararmos as figuras 1 e 2 observaremos a presença menor de empregados na figura 2. c- ( ) Ao compararmos as figuras 1 e 2 encontraremos o maior números de máquinas na figura 1. d- ( ) Ao compararmos as figuras 1 e 2 encontraremos o menor números de máquinas na figura 2. e- ( ) Ao compararmos as figuras 1 e 2 encontraremos o maior números de máquinas na figura 2. 3- Ainda com relação as figuras acima seria possível concluir que: (Marque com um X a opção correta) a- ( ) As fábricas em 1930 eram idênticas as fábricas de 2007. b- ( ) Ao comparar as fábricas de 1930 com as atuais encontraremos como única diferença o número de empregados. c- ( ) As fábricas em 2007 apresentam-se idênticas as fábricas de 1930. d- ( ) Ao utilizar um maior número de máquinas as fábricas de 2007 empregam um menor número de pessoas. 4- Ao comparar as figuras 1 e 2 podemos concluir que as empresas em 2007 exigem do trabalhador: (Marque com um X a opção correta) a- ( ) Uma escolaridade menor, pois o trabalho em computadores e robôs dispensa a leitura de manuais, gráficos etc. b- ( ) Uma escolaridade idêntica àquela solicitada na década de 1930, pois as tarefas permanecem as mesmas. c- ( ) Uma escolaridade maior, pois o trabalho com computadores e robôs implicam na leitura de manuais, gráficos etc. A constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece estas informações, veja: “Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto, com valor igual para todos, e , nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular; § 1º alistamento eleitoral e o voto são: I – Obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos. § 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período de serviço militar obrigatório, os conscritos. § 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei: I – a nacionalidade brasileira; II – o pleno exercício dos direitos políticos; III – o alistamento eleitoral; IV – o domicílio eleitoral na circunscrição; V – a filiação partidária; VI – a idade mínima de: a) – trinta e cinco anos para presidente e Vice-Presidente da República e Senador. b) – trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do distrito Federal; c) – vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e Juiz de Paz; d) – dezoito anos para Vereador.” Habilidade: Conhecer e refletir sobre os direitos de cidadania garantidos pela Constituição brasileira. (questões 5,6,7 e 8) 5- Com relação ao texto acima, os analfabetos podem ser eleitos para ocupar algum cargo público a- ( ) Não, pois o voto do analfabeto não é obrigatório e para se eleito e preciso que a pessoa tenha pleno exercício de seus direitos políticos. b- ( ) Sim, observa-se apenas a idade exigida para cada cargo. 6 – Cite três condições para uma pessoa ocupar o cargo de prefeito. __________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7- Quem é obrigado a votar? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 8- O termo cidadania, em nossos dias, está associado ao exercício pleno dos direitos políticos, econômicos e sociais da pessoa cuja aplicação está associada diretamente a forma de organização do estado. Diante dessa afirmativa podemos dizer que o analfabeto é um cidadão? Explique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 9- Leia o texto Habilidade: Analisar o modo de vida dos trabalhadores brasileiros no inicio do século XX. Condições de Vida “É verdade, vivemos mesmo na mais negra miséria (...). Com ordenados mesquinhos e ridículos, que nem chegam para a alimentação, aguenta o operário os mais duros trabalhos físicos. Nunca pode comprar um terno completo. Comprando um paletó, a calça não presta; comprando um chapéu, os sapatos já não servem. Quantos operários andam sem roupas de baixo, sem meias e sem sapatos. A maioria anda de chinelos. É o cúmulo! Somos nós que temos que reduzir ainda mais a magra ração de nossas parcas refeições, vendo os nossos filhos, as nossas companheiras, os nossos pais definhando (...) por falta de alimentação suficiente e por termos de nos abrigar em míseros tugúrios , onde falta o conforto, a luz e a higiene, vivemos numa promiscuidade desumana. Salários diminuto (...), a mulher obrigada a ganhar o pão cotidiano, os filhos sem roupa nem tempo par freguentar as escolas, a doença estorcendo-se nos leitos do hospital (...) eis a lúgubre situação do proletário modernos” Jornal O Combate, 18-1-1927 Citado por DE DECCA, M. A. G. A vida fora das fábricas; Cotidiano operário em São Paulo ( 1920/1934). Rio de janeiro: Paz e terra, 1987.p.26 Vocabulário Definhar – consumir-se aos poucos Tugúrios - cabana Estorce-se – contorcer-se Lúgubre - triste, fúnebre Promiscuidade - mistura imprópria, proximidade extrema, que impede a privacidade a– Quais eram as dificuldades vividas pelos operários? ___________________________________________________________________________________ b – A que se devia essa situação segundo ele? ___________________________________________________________________________________ c – Quando esse texto foi escrito? ______________________________________________________ 10- Observe a tabela Habilidade: Refletir sobre a industrialização do Brasil. Industrias e operários no Brasil 1907 1920 Estados Nº. de empresas Nº. de operários Nº. de empresas Nº. de operários Distrito Federal 662 34.850 1.541 56.229 São Paulo 326 24.186 4.145 83.998 Rio Grande do Sul 314 15.426 1.773 24.661 Rio de Janeiro 207 13.632 454 16.796 Pernambuco 118 12.042 442 15.761 Paraná 297 4.724 623 7.295 Minas Gerais 529 9.405 1.243 18.522 Total no Brasil 3.120 149. 018 13.336 275. 514 Fonte: CARONE, E. A República Velha. Instituições e Classes sociais. São Paulo : Didel, 1972. p. 77 a- Em 1907, qual o estado de maior concentração industrial?__________________________________ b- Em1920, qual o estado qual era o estado com maior nº. de industrias? _______________________ 11- Leia o texto e responda as questões. Habilidade: Identificar a situação interna da Rússia antes de 1917.. A industrialização na Rússia tem início no final do século XIX, quando o país estava sob o comando do czar Nicolau II. Muitos camponeses abandonaram as zonas rurais, migrando para as cidades, onde, a exemplo do que aconteceu em outros paises no início Revolução Industrial, eram submetidos a jornadas de trabalho extensas e recebiam baixos salários. Diante das péssimas condições de trabalho e a insatisfações contra o regime político, houve inúmeras manifestações populares que eram duramente reprimida pela polícia do czar. a- Quando teve início a Revolução Industrial na Rússia? ______________________________________ b- Quem governava a Rússia no início da industrialização ?___________________________________ c- Qual o tratamento da polícia aos manifestantes? __________________________________________ “Quem não pode realizar grandes coisas, deve lembrar-se de que pode mostrar-se grande nas pequenas coisas que sabe e que possa realizar”. Boa Prova!

A Pré- História

Este é o período que vai do surgimento do Homo sapiens (entre 10o mil e 200 mil anos atrás) até cerca de 4000 a.C. Durante esses milheres de anos, os homens e mulheres descobriram e aperfeiçoaram os instrumentos de pedra, ossos e madeiras. Depois, vieram o fogo, o arco e a flecha, as primeiras canoas,a domesticação de animais e a agricultura, os tecidos com fios de algodão e de lã, os potes de barro cozido e os tijolos e, finalmente, o uso de metais (cobre, bronze e mais tarde o ferro). Dizemos que a Pré-história se encerra quando foram inventados os primeiros sistemas de escrita, há cerca de 6 mil anos.

A Guerra do Fogo - 6º ano

Fime a Gerra do Fogo Tempo de duração: 3 aulas para o filme e 1 para o trabalho Há 80.000 anos atrás erguia-se o alvorecer da Humanidade, o Homem pré-histórico sabia conservar o fogo oferecido pelos acasos da natureza, mas não criá-lo artificialmente. Nesta época cruel, o fogo assegurava a sobrevivência da espécie. As hordes organizavam-se em volta da sua força benfeitora, os que o possuiam, possuiam a vida. Para entregar: a. Filme:_______ b: Diretor:_______ c. Ano de produção:______ Resumo: Ilustre a cena que mais lhe agradou: A maioria dos alunos ilustraram a cena em que os personagens estão em cima da árvore fugindo do dente de sabre.