segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aula inaugural dos 6º anos

Apresentações: Mensagem:
Os quatro alunos
"(Fábula sobre as diferentes maneiras de Ser estudantes, escrito por um aluno)
Esta é uma história que se passa em qualquer canto do Brasil em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo, com você...
Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe: Arrependido, Falso, Mínimo e Quero-Tentar.
Arrependido era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa. Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola, por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com seus colegas. Por não gostar de estudar tirava notas baixas.
Falso era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia, na realidade mesmo, nada fazia, era tão falso quanto sua nota - que era razoável - pois tudo que precisava era colar ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isto falhava.
Mínimo era um rapazes que não pensava em ir muito longe, para este o que importava era conseguir um nota que o aprovasse, portanto, estudava pouco, mas não 'colava'. Nas avaliações, não passava de 60%. Era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento 'tenho boas notas porque não perdi nenhuma'.
Quero-Tentar gostava do que fazia. Quando lhe apresentava algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia:'Vou tentar resolvê-lo' e quase sempre conseguia mesmo.
Assim Quero-Tentar era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem, Mínimo era o penúltimo, Falso era o último, pois só tinha nota e não sabia nada, e Arrependido abandonou a escola.
Hoje são todos homens feitos e cada um teve o seu destino:
Arrependido mora numa favela chamada Tarde Demais.
Falso, queria se político, mas infeliz descobriram sua falsidade; foi julgado e condenado por um juiz chamado Verdade.
Mínimo,com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo, ganha salário mínimo e tem um comandante muito exigente chamado Máximo que sempre lhe cobra 100%
Quero - Tentar se saiu melhor, hoje é presidente de um país chamado 'República Democrática dos Sucessos'."
Marcos José Ferreira
Escola Cândido Gomes - Alvinópolis/MG
Digitada de acordo com a cópia recebida.
Escreva um texto em seu caderno explicando qual desses alunos você pretende ser durante todo o ano de 2010.