domingo, 28 de fevereiro de 2010

Gladiador - 7º ano- C e D

Gladiador
Título Original: Gladiator
Gênero: Épico
Origem/Ano: EUA/2000
Duração: 155 min
Direção: Ridley Scott
Sinopse:
O grande general romano Maximus, mais uma vez, conduziu as legiões à vitória no campo de batalha. Com a guerra ganha, Maximus sonha apenas em voltar ao lar para sua mulher e seu filho. Porém, o Imperador Marcus Aurelius, à beira da morte, tem mais uma missão para o general - passar-lhe o manto do poder. Com inveja de Maximus estar sendo favorecido pelo Imperador, o herdeiro do trono, Commodus, ordena sua execução - e a de sua família.
Depois de escapar da morte, Maximus só consegue sobreviver tornando-se escravo e passa a treinar para ser gladiador na arena, onde sua fama cresce. Agora, de volta a Roma, sua intenção é vingar o assassinato de sua mulher e filho matando o novo Imperador Commodus. Maximus aprendeu que o único poder mais forte que o do Imperador é o desejo do povo, e ele sabe que só pode realizar sua vingança tornando-se o maior herói de todo Império.

1- Identifique no filme três causa que levaram o fim do Império Romano.
As guerras de conquistas e o luxo da corte que consomem muito dinheiro.
A corrupção e disputa pelo poder que enfraquecia o governo.

2- Desenho ou descreva uma cena do filme que mais lhe chamou a atenção. Explique.

Pessoal

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho

Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho

Título Original: Hoodwinked
Lançamento: 2005 (EUA)
Diração: Cory Edwards
Duração: 01:20
Gênero: Animação

A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubdo. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história difernte sobre o ocorrido. cabe então ao inspetor Nick Piruleta investigar o caso e descobrir a verdade.

Tempo gasto: 3 aulas.

Relatório

1 - Qual crime é investigado no filme?
O roubo de livros de receitas de doce.
2- Cite e identifique os principais personagens do filme.
a- Chapeuzinho: garota que usa um capuz vermelho e ntrega doces, com medo dos roubos que vem acontecendo tenta salvar o livro de livro de receitas secretas da família.
b- Vovozinha: da da rede de padarias "gostosuras da senhora Packs, tem uma vida oculta.
c- Lobo: Um reporter deisfaçados que tenta solucionar o caso e acaba emvolvido como surpeito.
d- Lenhador: Aspirantte a ator, vende doces enquanto não fica famoso.
e- Ligeirinho:assistente do lobo, fala muito rápido. Fotografa tudo a sua volta.
f- Nick Pirueta: Investigador policial, desvenda o crime.
g- Coelho: O vilão, se faz de inocente aproximando das pessoas e rouba as receitas.
3- Quais as pistas e provas utilizadas pelo inspetor Nick Pirueta para desvendar o crime?
Depoimento dos suspeitos, foto de ligeirinho, e muita interpretação dos fatos.
4- Qual a relação do inspetor Nick Piruleta com o trabalho feito pelos historiadores?
O inspetro ouviu todas as partes envolvidas no crime par depois elaborar sua coclusão tomando cuidado para não se precptar e apresentar um versão equyivocada do fato. Os historiadores também não pode cocluir suas teses sem conferir todas as fontes históricas disponívies.
5- Desenhe ou descreva a cena do filme que mais gostou.
Pessoal

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Verdades Absolutas X Versões Históricas

Os historiadores do século XIX (1801 a 1900) acreditavam qm versões absolutas de um unico fato, portanto faziam suas pesquisas apenas em fontes históricas oficiais: certidões (casamento, nascimento, óbito...), contratos, atestados, escrituras, sentenças...
Hoje acredita-se na existência de várias versões par um único fato.
Ex. Uma greve pode ter a versão dos operários, dos patrões, do políciais...
Personagnes
Hoje o historiador conta a história de acordo com sua preocupação: os patrões (elite), os operários (lutas operárias).
As fontes históricas também mudaram, são estudas todas as realizações humanas: desenhos, pinturas, utensílio domésticos, ruinas, construções, lendas, crenças, músicas, filmes etc...

O fim do Império - revisão


Atividades
1- Quais foram as medidas tomadas pelos imperadores romanso do século IV?
a- Diocleciano: dividiu o império em quatro regiões com governos próprios, dobrou o contigente de legionários, aumentou os impostos, congelou os preços, perseguiu os cristãos e se auto proclamou ser divino exigindo adoração.
b-Constino: publicou o Edito de Milão, construiu uma nova capital no Oriente.
c-Teodósio: Tentou uma reforma admisntrativa, após sua morte o Império foi dividido entre seus dois filhos; um ficou com Imperio Romano do Oriente e o Outro com o Imperio do Ocidente.

2- Qual  foi a atitude desses imperadores em relação ao cristianismo?
Depois de muito perseguido, o cristianismo foi liberado pelo Edito de Milão  de 331 e oficializado em 391.

3- Podemos responsabilizar os povos germanicos pela crise e pelo fim do Imperio Romanos? Explique.
Não, pois o Império Romano já vinha sofrendo de grave crise interna gerada por vários fatores. Os bábaros contribuiram para aprofundar a crise e acelerar o fim do Império Romano.

4- Que relação há entre a chegada dos hunos ao continente europeu e a invasão do Império Romano pelos germânicos?
Os hunos forma os desencasdeadores das grandes invasões bábaras.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Estudo da História


A partir do que é apresentado pela autora do texto acima, procure responder:
1- Por que a transformação é a "essência da Historia"?
Porque nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças.

2- O que é tempo cronológico ?
É o tempo que vivemos e é definido pelos relógios e calendários.

3- Explique a diferença entre o tempo cronológico e o tempo histórico?
O tempo histórico é medido através das transformações de uma sociendade. Essas mudanças podem ser rápidas ou lentas. O tempo cronológico e medido através do calendário.

4- Cite um exemplo de uma mudança lenta em sua vida e de uma mudança rápida.
  Pessoal
5-  Por que as mudanças na mentalidade cachista são mudanças lentas?
Porque é um valor moral que demora várias gerações para ser extinto.

Introdução a História- 6º ano

Introdução a História

Para recuarmos a épocas longínquas ou nos aproximarmos do presente e organizar a seqüência dos acontecimentos, utilizamos a contagem do tempo (cronologia).
Vários povos criaram calendários, baseados em fatos importantes dentro da sua história. No Ocidente, utilizamos a calendário cristão.
Em história é muito usual a divisão do tempo em décadas (10 anos) e séculos (100 anos).
Os fatos considerados como transformadores dos períodos foram eleitos pelos historiadores como marcos históricos. Em cada período histórico, temos característica sociais, políticas, e econômicas predominantes e únicas. Existem, assim, os tempos históricos de longa duração, também chamados de estruturas, e os de curta duração, também chamados de acontecimentos.
A escrita é considerada o marco histórico que divide a pré-história da história. Esta tem sido dividida em quatro grandes períodos : Idade Antiga, ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A pré-história se iniciou com o surgimento do homem, há aproximadamente 1 milhão de anos, e terminou com a criação da escrita, em 4000 a. C. Para fins de estudo, ela foi dividida em períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (homem nômade, vivendo da caça, da pesca e da coleta) a partir de 10000 a.C. iniciou-se o Neolítico ou Idade da Pedra Polida (homem sedentário, vivendo da domesticação de animais e da agricultura): por volta de 6000 a.C. iniciou-se a Idade dos Metais – período de transição para a história (aumento populacional, devido à melhoria das condições de vida e á conseqüente forma da primeiras civilizações).
Foi durante o Paleolítico que o Homem chegou a América. No território que seria chamado posteriormente de Brasil, o homem viveu de forma primitiva, com característica do período pré-histórico, até a século XV, quando da chegada dos conquistadores europeus. O modo de vida primitivo do índio brasileiro facilitou a conquista da região pelos portugueses.
A chegada ao Brasil em 1500, no inicio da Idade Moderna, uniu o desenvolvimento brasileiro ao europeu.

Explique o que significa as palavras-chaves abaixo:
Arqueologia, calendário cristão, comunidades primitivas, hipótese de imigração, marco histórico, memória da humanidade, período histórico, sambaquis, sobrevivência humana, técnicas agrícolas, tempo cronológico, tempo histórico vestígios

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

As crises do século III - Rvisão


Atividades
1- As crises do século III podem ser explicadas por um único motivo? Por que?
Não. Vários fatores desencadearam: pressões nas fronteiras, falta de mão-de-obra, alta dos preços e dos impostos e anarquia.

2- Afinal, os povos germanos invadiram o Império Romano ou migraram para seu território? Explique.
Pode-se dizer que as duas coisas: sob autorização imperial, houve a migração de grupos bábaros, na falta daquela o governo considerava como invasão a entrada dos bárbaros.

3- Por que o termo "anarquia" foi empregado para caracterizar a crise do século III?
Anarquia quer dizer falta de governo, confusão, desordem, desmoralização, desrespeito. No final do século III, os soldados passaram a interferir no governo exigindo que esse atendesse aos seus interesses. Não havia liderança nem objetivos políticos. Por iso, o termo anarquia militar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O QUE ESTUDA A HISTÓRIA?

O historiador busca conhecer o passado e interpretá-lo de várias formas. Por isso ele não é o “dono da verdade”. Afinal, o que é a verdade? Existiria somente uma única verdade? Um velho conto ambientado na índia, pode ajudá-lo a pensar sobre isso.
Há muitos anos vivia na Índia um rei sábio e muito culto. Já havia lido todos os livros de seu reino. Seus conhecimentos eram numerosos como os grãos de areia do rio Ganges. Muitos súditos e ministros, para agradar o rei, também se aplicaram aos estudos e às leitura dos velhos livros. Mas viviam disputando entre si quem era o mais conhecedor, inteligente e sábio. Cada um se armava em ser o dono da verdade e menosprezava os demais.
O rei entristecia com essa rivalidade intelectual. Resolveu, então, dar-lhes uma lição. Chamou-os todos para que presenciasse uma cena no palácio. Bem no centro da grande sala do trono estavam alguns belos elefantes. O rei ordenou que os soldados deixassem entrar um grupos de cegos de nascença. Obedecendo às ordens reais, os soldados conduziram os cegos para os elefantes e, guiando-lhes as mãos, mostraram-lhes os animais um dos cegos agarrou a perna de um elefante; outro segurou a cauda; outro a barriga; outro, as costas: outro apalpou as orelhas: outro, a tromba. O rei pediu que cada um examinasse bem, com as mãos, a parte que lhe cabia. Em seguida, mandou-os vir à sua presença e perguntou-lhe: - Com que se parece um elefante? Começou uma discussão acalorada entre os cegos. Aquele que agarrou a perna respondeu: - O elefante é como uma coluna roliça e pesada. -Errado! – interferiu o cego segurou a cauda.- O elefante é tal qual uma vassoura de cabo maleável. - Absurdo! –gritou aquele que tocou a barriga. – É uma parede curva e tem a pele semelhante a um tambor. -Vocês não perceberam nada – desdenhou o cego que tocou as costas. – O elefante parece-se com uma mesa abaulada e muito alta. -Nada disso! –resmungou o que tinha apalpado as orelhas. – É como uma bandeira arredondada e muito grossa que não pára de tremular. - Pois eu não concordo com nenhum de vocês – falou alto o cego que examinava a presa. – Ele é comprido. Grosso e pontiagudo, forte e rígido como os chifres. -Lamento dizer que todos vocês estão errados –disse com prepotência o que tinha segurado a tromba. –O elefante é como a serpente, mas flutua no ar. O rei se divertiu com as respostas e, virando-se para seus súditos e ministros, disse-lhes: -Viram? Cada um deles disse a sua verdade. E nenhuma delas responde corretamente a minha pergunta. Mas se juntarmos todas as respostas poderemos conhecer a grande verdade. Assim são vocês: cada um tem sua parcela de verdade. Se soubermos ouvir e compreender o outro e se observarem o mundo de diferentes ângulos, chegarão ao conhecimento e à sabedoria. Conto do budismo chinês,“ Face-de-Espelhos”. Atividades Releia a lenda indiana e escreva uma pequena redação dando sequência a lenda com o seguinte roteiro. Os súditos e ministros afirmaram ter entendido a lição que o rei lhes deu. Para testá-los, o rei escolheu quatro deles para uma missão: examinar os restos de um palácio completamente destruido e semi-soterrado e descobrir por que ele ficou neste estado. cada um dos quatro pequisa uma parte das ruinas e cad um encontra um objeto diferente. Eles Chegaram ou não à mesmo conclusão? Seja criativo e apresente bons argumentos.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Uma Nova Fé: O Cristianismo - Revisão


Atividades
1- Que  tipo de messias os judeus esperavam? Jesus correspondeu a essa expctativas?
Os judeus esperavam um messias guerreiro, que liderasse um a guerra contra Roma. Jeus foi o oposto dessa expectativa, pois era paífico e pregava o amor entre os Homens

2- Se os romanos eram tolerantes com as religiões dos outros povos, inclusive com o judaísmo, por que perseguiram os cristãos?
Porque os cristãos não cumpriam as normas imperiais, o lque nas era uma ofensa ao imperador. O cultos nas catacumbas deixavam os imperadoes desconfiados de se tratar de uma conspiração contra o governo. Os imperadores não entendiam a simbologia da comunhão, em que celebravam o corpe e o sangues de Jesus, acusando-os de canibalismo. também os acusavam de inseto, porque eles diziam amar os seus irmão e irmãs.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Revista em história - 7º ano- Portifólio

  • Uma revista. qualquer.
  • Fazer um título e personalizar a capa da revista (usar o nome original).
  • Na segunda página colocar sua identificação.

O que estuda a História

História: estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que homens e mulheres tiveram na sociedade.
Fontes Históricas: é todo vestígio deixado por pessoas que viveram em tempos passados: escritos oficiais e particulares, construções, cartas, depoimentos, pinturas, esculturas ...

Regras de Convivência

Nas primeiras aula elaboro con os alunos as regras que deverão seguir durante o ano nas aula de História.
São analisadas e aceita pelos aluno. Em casa deverão mostrar par os pais e assinarem.
  1. Respeitar a todos na escola: colegas e funcionários.
  2. Manter a oganização do material e ambiente escolar.
  3. Realizar sem preguiça as atividades propostas.
  4. Falar na hora certa e permitida.
  5. Não fazer brincadeiras desagradáveis: chutes, tapas, deboches, rixas...
  6. Não consumir guloseimas: chicletes, pirulitos, balas...
  7. Não pegar material do colega sem sua devida permissão.
  8. Não conversar durante as explicações.
  9. Fazer as tarefas
  10. Não ter preconceito.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aula inalgural do 7º ano C e D

Reflexão sobre o texto
Faxina na Alma
Não importa onde você parou ou em que momento da vida você cansou.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo; é renovar as esperanças.
E eu pergunto: sofreu muito nesse período?
Foi a dor do aprendizado...
Chorou muito?
Foi a limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o inicio da tua melhora...
Pois é... agora é hora de reiniciar, de encontrar prazeres nas coisa simples...
Um corte de cabelo, um novo curso ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador.
Olha quantos desafios, quantas coisas novas te esperando!
Está se sentindo sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com seu "período de isolamento".
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso para chegar perto de você.
Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Sonhe alto! Queira o melhor do melhor!
Pensando assim, trazemos aquilo que desejamos.
Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos.
Tire o dia para uma faxina mental.
Jogue fora tudo que te prende ao passado: fotos, roupas, papel de bala, ingressos de cinema, bilhete de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Esvazie o coração!
Fique pronto par a vida, par um novo amor.
Lembre-se: somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes.
Afinal de contas nós somos o amor
Logo depois da reflexão os alunos fizeram uma lista de 10 sentimentos ou atitudes que desejam jogar no lixo.
A seguir lê-se algumas listas e comenta os itens listados.

Que venha 2010

Hoje tive inicio meu primeiro dia de aula. Adorei conhecer os novos alunos¨, 6º anos ( alguns repetentes) e amei mais ainda continuar com alguns que foram meus em 2009. É maravilhoso e olhar aqueles rostinhos tão esperançosos e famintos de informaçãoes Este ano quero levar até o fim esse projeto.