quarta-feira, 24 de março de 2010

Agricultura no feudalismo

Ler a página 27.


 
3- Ciet e explique as transformações agrícolas ocorridas a partir do século X.
Arado de ferro: substituiu o de madeira.
Rotação trienal das culturas: aumentou a produtividade.
Uso do cavalo para puxar o arrado: o cavalo é mais ágil que o boi e agora com o novo sistema de tração ficou mais seguro.
Aprimoramento dos moinhos: agilidade par moer o trigo.
4 - O que consistia a rotação de culturas?
Altenar o cultivo diferentes, ao longo de três anos em uma área previamente dividida em três partes. A cada ano se plantava uma cultura diferente em nas partes enquanto a outra descansava.

sábado, 20 de março de 2010

Instrumentos de medidas do tempo

Livro página 18

Cite e explique em seu caderno os tipos de relógio descritos no livro (pág. 18).
a- Ampulheta:
b- Clepsidra:
c- Relogio de sol:
d- Relogio mecânico:

sexta-feira, 19 de março de 2010

Economia Feudal


Qual era a base da economia feudal? A agricultura: trigo e cevada

Como era organizado o comércio e o artesanato?
O comércio era praticado nas proximidades do Castelo. Usava a troca, escambo. E o artesanato era produzido produtos destinados ao consumo do feudo. Nas vilas.

Sociedade Feudal

Ler a página 24.


A sociedade Feudal era estamental e composta por três classes sociais distinta.
Quem eram?
Nobres: os donos dos feudos
Clero: representantes da Igreja Católica
Servos: Camponeses

Organização do Feudo

Leia as páginas 22 e 23 e responda as questões a seguir.


O que era um feudo? Era um benefício territorial que o senhor dava a um nobre.
Quem era o Suserano? Era o nome que recebia a pessoa que doava o feudo.
Quem era o Vassalo? Eram os nobres que recebiam os feudos.
O que eram os Manso Servis? Pequenas faixas de terras cedidas aos camponeses, que as cultivavam e entregava parte da produção ao seu senhor
O que eram as Reservas Senhoriais? Terras exclusivas do senhor, cultivada pelos camponeses.
O que eram as Terras Comunais? Terras usadas por todos, geralmente para a pastagem ou caça (só do senhor).

Tipos de Calendários

Estamos no ano de 2010. Analise os calendários acima e calcule o anos correspondente em cada cultura apresentada.
Gregoriano: 2010
Judaico: 5770
Islâmico: 1388
Chinês: 4707

Divisões da História

Para facilitar o estudo do passado, alguns historiadores dividiram a história em quatro períodos. Esses historiadores estabeleceram essa divisão com base na história européia. Para eles, os acontecimentos anteriores a invenção da escrita fazem parte da Pré-história. Vejamos:

Pré-história: inicia-se por volta de 2 milhões de anos atrás co o aparecimento do gênero Homo e termina em torno de 3100 a.C. com a invenção da escrita. A pré-história esta dividida em Paleolítico e Neolítico.
Idade Antiga: Tem inicio mais ou menos em torno de 3.100 a.C com a invenção da escrita e tem fim em 476 com a queda de Roma.
Idade Média: Iniciou-se em 476 com a queda de Roma e durou até 1453 quando Constantinopla foi tomada pelos turcos.
Idade Moderna: Começou com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 e vai até a Revolução Francesa em 1789.
Idade Contemporânea: Começou com a Revolução francesa e dura até os dias atuais. Esta e a época em que vivemos.

Ampulheta - 6º anos

Os  alunos trouxeram para a sala o material pedido:

  • duas garrafas de refrigerante (pithulinha).
  • Areia bem seca.

O restante do material eu levei: papel cartolina recortado na medida certa (boca da garrafa) fita adesiva.
O trabalho foi simples:
  • destampar as garrafas.
  • colocar areia em uma das garrafas
  • fazer um furinho bem no centro do papel.
  • colocar na boca da garrafa com areia e a outra, vazia por cima.
  • passar a fita bem firme.
Algumas experiências não deram certo, a areia não estava completamente seca.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Atividades do livro

Página 20

1.Elabore um esquema representando a crise do Imperio Romano. considere os seguintes itens
a-Diminuição do número de escravos
b-Crise econômica do Império
c) dificuldades de pagar os soldados
d) Desproteção das fronteiras
e) Aumento das invasões bábaras

      Diminuição do                           Crise                           Dificuldades de
número de                       economica do                       pagar os  
escravos                           império                            Soldados

Deproteção
das fronteiras

Aumento das invasões
bárbaras

2.Complete no caderno a ficha sobre o império franco
a) Onde se estabeleceu. Na Gália, território da atual França
b) Rei que unificou as tribos francas. Clóvis
c) Figura responsável pela administração do palácio. Mordomo do paço ou prefeito do palácio.
d) Dinastias que governaram o império. Merovígia e Carolíngia

3. Leia e responda
Acordo de natal
No final do ano 800, o papa Leão III coroou
Carlos magno como imperador, em um
 importante acordo político ente os dois
Explique o significado desse acordo, cosiderando:
a) A vantagem obtida por Carlos Magno.
A Igreja, organização mais poderosa da época, reconhecia a autoridade do governo de Carlos magno
b) Como Carlos Magno recompesou a Igreja Católica.
Carlos Magno, a cada conquista impunha a religião cristã aos povos vencidos.

4.Analise o texto a seguir.
Carlos Martel derrota os árabes na Batalha de Poitiers
"A vitória de carlos Martel contra os árabes impediu o avanção islâmicos sobre a europa. Os árabes já haviam dominado a Península Ibérica e estavam tentando estender seus domínios para além dos Pireneus. Depois da batalha, Carlos ganhou o apelido de 'martel' martelo..."
a) Quem era Carlos Martel?
 Prefeito do palácio ou mordomo do paçao do rei merovíngio.
b) Carlos foi Chamado de "Martel", que significa martelo. Como voc~e justifica esse apelido?
 Faz alusão à derrota que ele impôs aos árabes.
c)Qual sua importância para o cristianismo na Europa?
 Impediu a expansão do islamismo  na Europa


A questão 5 deverá ser feita na revista.

terça-feira, 9 de março de 2010

Vamos fazer história?

Escreva um depoimento seu onde colocara seu desejos para o ano de 2010. Como você está se sentindo hoje e como pretende estar no final do anos. Use a criatividade: fale de suas perocupações, esperanças, paixões, desenganos, desenhe, pinte. Ápos escreveram as carta serão lacradas em uma caixa e só serão abertas no final do ano. Data da abertura das caixa será marcadadepois.

Atividades do Livro

Pág. 20
questão 1
Em seu caderno, faça um aficha com as seguintes informações sobre fontes históricas
a- O que é  fonte histórica.
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinanda época.
b- Cite exemplos de fontes históricas.
Cartas, depoimentos, utensílos domésticos, pinturas ...
c- Por que no passado as fontes históricas escritas eram as mais aceitas.
Porque no passado se valorizava a cultura letrada das eleites, como se apenas ela fosse digna de confiança.
d- O que mudou nessa concepção.
Atualmente, os historiadores não acreditam mais numa verdade absoluta, contida nos textos escritos. o que é aceito hoje é que os conhecimentos históricos e diferente dos acontecimentos.
e- indique algumas fontes históricas que, futuro, poderão ser usadas para estudar a história de sua família.
Pessoal

O Tempo e a História

Os acontecimentos históricos podem ser divididos em tr~es dimensões temporais: Breve ou Curta duração; Média duração e Longa duração.
Para compreender esses acontecimentos é importante levar em consideração o Tempo Cronológico, aquele marcado pelo relógio.
Apenas datando o começo e o fim de um acontecimento é possivel saber sua dimensão.
Instumentos de mdedição do tempo.
  • Relógio: calcula as horas. Pode ser de sol, clepsidras (relógio de água), ampulhetas  ou mecânico
  • Calendários: sucessão de dias meses e anos.

A História e as Outras Áreas do Conhecimento

para realizar seu trabalho, o historiador precisa recorrer ao saber elaborado por vários pesquisadores. muitos deles dedicados a outras áreas do conhecimento: arqueologia, antropologia, sociologia, geografia, economia...  
A História não está isolada, ela faz parte de um todo, cujop objetivo é estudar o  ser humano e sua vida ao longo do tempo.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ruralização da Europa

A partir do século III, muitos camponeses oprimidos pelos impostos se colocaram na dependência  de grandes proprietários rurais, em troca de prestação de trabalho obrigatório, (os colonos).
Os colonos cultivavam uma parcela da terra do propreitário e entregava a ele uma parte da colheita.
esse novo sistema de trabalho se espalhou rapidamente porto o ímpério.
O fim do Imperio Romano fez desaparecero poder centralizado, surgindo em seu lugar vários Estados germanod, governandos por reis e seus auxiliares militares.

Atividade Avaliativa
Valor: 5,0 pontos
Entrega: 16/03/10
Assunto:  Império Franco, Império Carolígeno.
Ler e resumir as páginas 15, 16, 17, 18, 19.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O Fim do Império Romano

1Quais foram as medidas tomadas pelos imperadores romanos do século IV (Doclesiano, Constantino e Teodósio)?
Dioclesiano:Dividiu o império em quatro regiões com governo próprio, doboru o contigente de legionários, aumentou os impostos, congelou os preços, persegiu os cristãos e se auto proclamou Deus.
Constantino: Publicou o Edito de Milão, Construiu uma nova capital no Oriente
Teodósio:  Tentou uma reforma administrativa, após sua morte o império foi dividido entre sue dois filhos: um ficou com o Império do Oriente e o outro com Império do Ocidente.
2- Qual a atitude desses imperadores em relação ao cristianismo?
Depois de muito perseguidos, o cristianismo foi liberado pelo Edito de Milão em 313 e oficializado religião oficial do Império em 391.
3- Podemos responsabilizar os povos germanos pela crise e pelo fim do Império Romano? Explique.
Não, pois o Império Romano já vinha sofrendo de grave crise interna gerada por vários fatores. Os bárbaros contribuiram para aprofundar a crise e acelerar o fim do Império Romano.
4-Que relação há entre a chegada dos hunos ao continente europeu e a invsão do Impe´rio Romano pelos povos germânicos?
Os hunos foram os desencadeadores das grtandes invasões bárbaras.