sábado, 26 de junho de 2010

Trabalho de História - 7º anos

Trabalho de História - Valor 10,0 pontos
Nome;
Turma:   
Data de entrega: 30/06/10
Vale para revisão para a Prova Bimestral

  1. Quais os meios de divulgação do Humanismo?
  2. Por que a invenção da imprensa influenciou a divulgação das ideias humanistas?
  3. Qual o caminho para a salvação, segundo Lutero?
  4. O que foi o mecenato no Renascimento artístico?
  5. Que nome de dá a visão humanistas de "dignidade do Homem"?
  6. Quem pintou "A Monalisa"?
  7. O que foi o Anglicanismo?
  8. De que maneira a Igreja Católica reagiu ao protestantismo?
  9. O que defendia a doutrina Calvinista?
  10. O que foi a Reforma Protestante e qual a importância de Lutero?
  11. Por que a Igreja Católica entrou em crise?
  12. Quais os os fatores que contribuíram para a formação das Monarquias Nacionais?
  13. Como estava dividida a sociedade feudal?
  14. Qual o período de formação das Monarquias Nacionais?
  15. Quais são os 7 sacramentos da Igreja Católica?
  16. O que foi a Noite de São Bartolomeu?
  17. Quis são os sacramentos mantidos por Lutero?
  18. Qual o interesse da burguesia em diminuir o poder da Igreja Católica?
  19. Qual o interesse dos reis em diminuir o poder da Igreja Católica?
  20. Por que o rei Henrique VIII, da Inglaterra, rompeu com a Igreja de Roma?

terça-feira, 22 de junho de 2010

Exercícios - 7º anos

Faça em seu caderno um quadro comparativo da doutrina Católica, Luterana e Calvinista

Tema               Doutrina Católica            Doutrina Luterana      Doutrina Calvinista

Salvação         Pelas obras e pela fé        Somente pela Fé       Predestinação

Número de        
Sacramentos            07                                     02                         02

Verdade            A tradição e a Biblia        Somente a  Biblia       Somente a Biblia
                                                                                          
Autoridade do
papa                             Aceitava               Não Aceitava                   Não aceitava

2. Faça uma ficha sobre o concílio de Trento
a -  Significado de um Concílio: Reunião de cardeais que discutem a doutrina Católica.
b - Local e data de realização: Trento na Itália, entre 1545 a 1563.
c - Motivo da convocação deste concílio: Discutir e deliberar sobre as reformas na Igreja.
d - Principais resoluções: Reafirmação da doutrina católica e reorganização da Igreja.
e - Instrumentos de evangelização criados ou fortalecidos: Tribunal do Santo Ofício, Companhia de Jesus e o Index.

Trabalho de História-6º anos

Nome:
Turma:                                               Valor: 10,0
Data da entrega: 29/06/10
  1.   O que significa Mesopotâmia?
  2. O território da Mesopotâmia esta situado entre quais rios?
  3. Que país corresponde ao território da Antiga Mesopotâmia? Qual sua capital atual?
  4. Como se chamava a escrita mesopotâmica?
  5. Como era dividida a sociedade mesopotâmica?
  6. Como era a religião mesopotâmica?
  7. O que era um Zigurate?
  8. Quais foram os povos que dominaram a Antiga Mesopotâmia?
  9. Quem foi e o que fez Hamurabi?
  10. Que povo conquistou a Mesopotâmia em 539 a.C. e pôs fim a civilização?

sábado, 19 de junho de 2010

Escrita Cuneiforme

As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental que trabalho estavam discutindo as chamadas "primeiras civilizações".
Nesta faixa etária, quanto mais trouxermos objetos concretos para sala de aula mais facilitaremos o processo de aprendizagem dos alunos.
Foi pensando neste sentido que trouxe para as turmas o seguinte questionamento: como surgiu a escrita?
Depois de instigado, propus aos estudantes a leitura dos textos: "Os Primeiros registros escritos" e " A evolção da escrita." Livro didático: p. 77 e 78
Depois de discutirmos os texto lidos confeccionamos tabuinha de argila (como faziam os antigos mesopotamios)
Materiais usados: argila, palitos grandes.

Vajam com os alunos aprenderam divetindo.
(fotos assim que possível)



Atividade na Revista

Leiam o texto das p. 118 e 119.
Faça a questão : Agora é com Você.
Siga os passos e elabore um Currículo.

Reforma Protestante

No século XVI, surgiu na Europa Ocidental igrejas cristãs que não eram católicas. A primeira Igreja Protestante surgiu na Alemanha, organizada por Lutero. Luetro criticava a corrupção do clero católico e a venda de indulgências (perdões). Teve o apoio decisivo dos principais senhores feudais alemães, interessados em tomar os bens da Igreja Católica e em evitar que a Alemanha ficasse subordinada ao rei espanhol Carlos V.
A Reforma Calvinista difundiu-se na Suíça (cuja maioria permaneceu católica), Holanda e Inglaterra. Calvino dizia que os que trabalham duro e prosperam era predestinado a salvação. Assim, os ideais Calvinistas estimularam o desenvolvimento capitalista.
Na Inglaterra, o rei Henrique VII criou a Igreja Anglicana. Reforçou o Estado inglês diante do papa e da Espanha. A contra Reforma foi a reação da Igreja Católica. A Inquisição perseguia os hereges.

Humanismo - 7º ano

1- O que foi o Humnismo? foi um movimento intelectual do Renascimento quye prôpos estabelecer o lugar do ser humano no universo.
2- Cite resumidamente os valores defendidos pelos humnistas. -
  • O ser humano se tornou o centro do universo.
  • Volta aos estudos da Antiguidade Clássica.
  •  Reconhecimento da racionalidade humana.
3- Como o Humismo foi dividido? 
  • Invenção dos tipos móveis metálicos, sendo possível imprimir grandes quantidade de livros.
  • As academias: diferente das universidades controladas pela Igreja Católica, que baseava seus ensinamentos na memorização e o estudo da biblia, as academias defendia a busca da verdade através da racionalidade.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mesopotâmia

Mesopotâmia:
Terra entre rios - Tigre e Eufrates
Religião
Politeístas: acreditavam em vários Deuses.
Antropomórficos: seus deuses eram uma mistura de animais e seres humanos.
Economia
  • Agricultura
  • Criação de gado
  • Artesanato
  • Mineração
  • Comércio
Governo
Dividido em cidades-estados.
Sociedade
Dividida em castas
  1. Família real
  2. Sacerdotes
  3. Nobres
  4. Militares
  5. Artesãos
  6. Camponeses
  7. Escravos
Povos que dominaram a região

SUMÉRIOS: escrita cuneiforme, veículo de roda, irrigação, metalurgia do bronze,
ACÁDIOS:  flecha
AMORITAS: código de leis (código de Hamurabi) astronomia,
ASSÍRIOS: armas de ferro, carros de combate
CALDEUS: matemática
Outras Contribuições da Mesopotâmia
(legado)
  • Astrologia : signos
  • Arquitetura: prédios - Zigurates
  • Arado
  • Metalurgia do bronze e ferro
  • Ao de 12 meses
  • Semana de 7 dias
  • Divisão do dia em 24 horas.
A região foi conquistada pelos Persas em 539 a.C.



Trabalho de História - 6º anos

Valor: 10,0 pontos      data de entrega: 22/06/10 ( Não recebo depois da data)
Nome:
Série/turma:
 Fonte de pesquisa: Livro didático. P. 50 à 65

  1. Cite e explique as duas teorias mais aceitas para o povoamento da América?
  2. Como viviam os primerios americanos?
  3. As mudanças climáticas ocorridas ha 10 mil anos atrás provocaram várias mudanças na Amárica. Cite-as resumidamente.
  4. Onde ocorreram as primeiras experiências agrícolas na América?
  5. Quais foram os primeiros alimentos cultivados na América?
  6. Que mudanças a descoberta da agricultura provocou no modo de vida das comunidades americanas?
  7. Além da agricutura, que outro fator levou os povos americanos aà permanecer mais tempo em um mesmo lugar?
  8. Que avanços técnicos a prática agrícola possibilitou na América?
  9. Quais os efeitos dessas práticas para a comunidade?
  10. Como era o Brasil dos primeiros povoadores?
  11. Como viviam os primeiros habitantes do Brasil?
  12. Cite as armas utilizadas pelos primeiros habitantes do Brasil.
  13. Como era utilizado o fogo pelos primeiro habitantes do Brasil?
  14. Quando a agricultura começou a ser praticada no Brasil?
  15. Como o milho, o feijão e o algodão chegaram no Brasil?
  16. Qaul alimento é nativo do Brasil?
  17. co o se faz  para eliminar o veneno da mandioca-amarga?
  18. depois de estudar os esqueletos dos povos primitivos de santa catarina, que conclusões os pesquisadores chegaram?
  19. quem exercia a arte da cerãmica no Brasil primitivo?
  20. Por que os primeiros habitantes do Brasil construíam suas moradis em locais próximos aos rios e as matas?
Bom estudo!
Fazendo esse trabalho você estara também estudando para a avaliação bimestral.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Renascimento

Renascimento

O escriba

Ler o texto da p. 83 e reponder as questões 1, 2 e 3.




1- Elabore em seu caderno uma ficha com as seguintes informações sobre o escriba:

a- O que ele fazia? produzia textos, fazia cálculos e cuidava das administrações.
b- Onde ele se formava?  Na eduba
c- Como era a escola de formação de um escriba? uma escola de disciplima severa e voltada para a memorização dos conteúdos.
d- Por que o escriba era tão valorizado? Porque poucas pessoas sabiam ler e eescrever na antiga Mesopotâmia.

2- Imagine que você era um aluno da eduba na Mesopotâmia, 4 mil anos atrás.
a-Escreva como seria o dia-a-dia das aulas, o tipo de licções para casa e a relação com os colegas.
b-Faça um desenho ilustrando a situação.
Resposta pessoal

3-Hoje no Brasil, ainda existem muitos analfabetos. Na sua opinião, o fato de uma pessoa não saber ler e escrever pode prejudicá-la na vida cotidiana.
Resposta pessoal

Mesopotâmia

Nessa região entre os rios Tigre e Eufrates (onde hoje está o Iraque) surgiu a civilização mais antiga do mundo. Por volta de 6000a.C já existiam algumas cidades. vários povos com culturas semelhantes dominaram a região: sumérios, babilonios, assírios e caldeus. Inventaram a escrita cuneiforme (sinais em forma de cunha) e os prédios de tijolos de barro cozido. Foi lá que nasceram a astronomia e a matemática.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Somente para o 6º A

Leia o testo da p. 63
Responda as qustões a seguir.
1- Qoando começou a agricutura na Brasil? Por volta de 7 mil anos atrás
2- Qual alimento e nativo do Brasil? a mandioca
3- Como o milho, o feijão e algodão chegaram no Brasil? foi introduzido no Brasil por povos andinos (vivisam na cCordilheira dos andes) que eram excelentes agricultores.

4- Sobre os Sambaquis, responda:
a) O que são? Colinas ou pequenas montanhas compostas de areia, terra e conchas acumuladas.
b) Quando se formaram? Se formaram provavelmente por volta de 9 mil anos atrás.
c) Onde se localizavam? Se localizam nas áreas litorânea ou nas margens dos rios.
d) Como seus habitantes se alimentavam? Seus habitantes se alimentavam de peixes, moluscos e de animais terrestes.

Luzia


leia o texto da p. 67 e responda a questão 1
1- Escreva um pequeno texto sobre Luzia, seguindo o roteiro.
a) Quem foi Luzia? Onde ela viveu?
b) Como era sua alimentação?
c) Quais as características do seu rosto?
Luzia foi uma mulher que teria vivido na área onde hoje se localiza a cidade de Belo Horizonte, cerca de 11.500 anos atrás. A alimentação de Luzia compunha de fruta das árvores, coquinhos de palmeiras, tubérculos e folhagens. Acredita-se que ela tivesse o nariz largo, olhos arredondados e lábios salientes.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Atividade na revista

Leia o texto das páginas 94 e 95.
Faça a questão 3
Observe:
capricho;
criatividade;
autonomia

Atividades - p. 66

1-Construa um quadro em seu caderno com as informações sobre os sítios arqueológicos estudados na unidade: Clóvis, Monte Verde, Lagoa Santa e São Raimundo Nonato.


2- Escreva um pequeno texto sobre os sambaquis, contendo as seguintes informações:
a) O que são.
b) Quando se formaram.
c) Onde se localizavam.
d) Como seus habitantes se alimentavam
Sambaquis são colinas ou pequenas montanhas compostas de areia, terra e conchas acumuladas. Eles se localizam nas áreas litorâneas ou na margem de rios e se construíram, provavelmente, a partir do último degelo, ocorrido por volta de 10 mil anos atrás. A alimentação principal dos povos dos sambaquis era constituída de peixes e moluscos, complementada por animais terrestres.

3- Como eram as moradias dos primerios habitantes do Brasil?
Muitas populações usavam abrigos naturais para moradia, como as grutas, ou construíam habitações de acordo com as condições geográficas da área em que viviam. Os Itararés construíam casas subterrâneas. Nas regiões mais baixas, mais afetadas pelas inundações os habitantes construíam morros, sobre os quais erguiam suas habitações.

Observe estas estatuetas de Santarém e reponda às questões em seu caderno.



a- De que material estes objetos foram feitos?
De argila

b- Para que eles foram feitos?
Provavelmente para ornamentação

c-Como essa arte é chamada?
Cerâmica

d- Além de estatuetas, que outros objetos de cerâmica eram produzidos?
Vasos, pratos, urnas funerárias...

e-  Ainda se produzem objetos de cerâmica hoje em dia? Cite alguns exemplos
Pessoal

Atividades

Ler p. 100 e 101
Copiar e responder as questoes 1,2 e 3 da p. 104

1- Liste três importantes mudanças que ocorreram na Europa durante a Baixa Idade Média.
Expansão Comercial e urbana.
• Enfraquecimento da Cavalaria.
• Enfraquecimento da Igreja Católica.
• Desenvolvimento de uma visão otimista em relação ao ser humano e a vida terrena

2- Explique por que o Renascimento está relacionado a essas mudanças ocorridas na Europa no período.
 O Renascimento é parte integrante das mudanças que transformaram a Europa na Baixa Idade Média. Esse movimento refletiu as mudanças ocorridad na mentalidade e nos costumes da sociendade européia, relacionadas ao desenvolvimento da produção agrícola e artesanal, à ampliação do comércio local e internacional, aà expansão da burguesia e da sua influência política e economica e ao desenvolvimento das universidades.

Preencha uma ficha sobre o Renascimento.
a- Onde começou e em que período.
Começou nas cidade italianas a partir do século XIV

b- Por que recebeu esse nome.
Porque seus principais representantes retomaram o estudo de autores da Antiguidade greco-romana.

c- Características gerais.
Os mecenas, que protegiam e financiavam o trabalho dos artistas e sábios.
• Realismo na representação de objetos, pessoas e paisagens.
• Sensação de profundidade nos quadros.
• Retorno às formas arquitetônicas utilizadas pelos antigos gregos e romanos.

d- Fases vividas na Itália.
O século XIV foi a fase de transição; o século XV o da maturidade do movimento, que teve como centro Florença; no século XVI, o centro deslocou para Roma.

e- Artistas que se destacaram.
Botticelli, Donatllo, Bruneleschi, Michelângelo, Rafael , Leonardo da Vinci, entre outros.

Questão na revista:

Ler o texto das páginas 90 e 91
Fazer a questão 6
Observe:
capricho;
criatividade
autonomia

Exercícios - p.84 e 91

1-O que foram as Cruzadas?
Expedições militares organizadas para reconquistar as áreas cristãs sob o domínio mulçumano.
2- Explique a Guerra dos Cem anos?
Foi uma guerra entre Inglaterra e a França pela posse da região de Flandres, (importante centro comercial)
3- Quanto tempo durou a Guerra dos Cem anos?
116 anos. De 1337 até 1453
4- As Cruzadas contribuíram para acelerar diversas mudanças na Europa.
Explique resumidamente essas mudanças:
Enfraquecimento dos senhores feudais.
• Despovoamento do norte da Europa.
Intensificou as navegações no Mar Mediterrâneo.
• Aumentou o comércio entre o Oriente o e Ocidente.

O Renascimento

Nos séculos XV e XVI, surgiram idéias diferentes da visão de mundo medieval. Em vez de confiar na autoridade dos antigos e nas palavras da Igreja, os europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na terra. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada pelos humanistas que se dedicavam ao estudo da antiguidade greco romana. Essa grande renovação de idéias foi chamada de Renascimento.
O Renascimento começou nas grandes cidades italiana e depois se espalhou pelos países europeus, foi uma época de grandes artistas e escritores como: Leonado da Vinci, Michelangelo, Rafael e Shakeapeare.

Desculpas

Gente, tô em falta com vocês. Já não aguento a meninada "exigindo" atualizações. Querem copiar as tarefas. Fazer o que. Pelo menos tem aluno interessado.