domingo, 13 de março de 2011

Ampulheta - 6º ano

Pelo segundo ano consecutivo os  alunos dos sextos anos confeccional uma anpulheta.
O material é simples:
Peço com bastante antecedêcia o seguinte material
2 garrafas de refrigerante (pithulinha).
Areia bem seca e coada.
Levo para a aula: fita crepe e um circulo de papel.

Quando terminam, os alunos fazem o relatório da aula.

Século: conjunto de cem anos

O calendário cristão pode ser organizado em séculos, ou seja, em grupos de cem anos.
O primeiro século da era Cristã estende-se do nascimento de Cristo (ano 10 até o ano 100.
Por esse arranjo, para descobrir o século basta fazer duas operações:
Se o ano acaba em 00 (zero zero) basta eliminar os zeros e temos o século:
Ex.: 1500;  Corta os zeros = 15 - século XV
1800: Corta os zeros = 18  - século XVII

Quando o ano não termina em dois zeros, retiramos os dois últimos algarismos e somamos UM (+1) ao número que restar:
Ex.: 1492 : (retira os dois últimos algarismo) : 14 +1= 15 século XV
476:  (retira os dois últimos algarismo) : 4 + 1 = 5 séc. V
2010:  (retira os dois últimos algarismo) :  20 +1 = 21 séc. XXI

Formação do Colonato

No campo as terras pertenciam a algum proprietário ( que na maioria das vezes não possuía recursos financeiros para pagar pessoas para trabalhar em suas terras), sendo assim desenvolveu o colonato.
O colono cuidava de uma pequena parcela das terras, de onde tirava seu sustento e o de sua família. Como pagamento, entregava parte de sua produção ao proprietário das terras.
Tributos e Impostos da Idade Média:
  • Corveia: trabalho compulsório nas terras do senhor em alguns dias da semana.
  • Talha: parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre.
  • Banalidade: tributo cobrados pelo uso de instrumentos ou bens do feudo: moinho, forno, celeiro, pontes...
  • Censo: tributo que os vilões (pessoas livres, moradores das vilas) deviam pagar em dinheiro para a nobreza.
  • Capitação: imposto pago por cada membro da família.
  • Dizimo (Tostão de Pedro): 10% da produção do servo era pago a Igreja, utilizado para manter a capela local.
  • Taxa de Justiça: os servos deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.
  • Formiriage: quando um nobre ou parente resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar nas despesas do casamentos.
  • Mão Morta: Em caso do falecimento do pai, a família deveria pagar uma taxa para permanecer no feudo.
  • Albermagem: obrigação do servo de hospedar o senhor feudal.

A descentralização do poder


De acordo com o texto responda:
1 Quem eram os bárbaros?
Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que não haviam sido romanizadas,  ou seja, que não falavam latim ou grego e não tinham os mesmos hábitos culturais e religiosos que eles.
2-Quando o Império Romano foi dividido, e por quem? No ano de 395 pelo Imperador Teodósio
3- Quando o Império Romano do Oriente acabou e qual era a sua capital?  Em 1453. Na época a capital era Constrantinopla - atual Istambul capital da Turquia.
4-Como era feira a doação dos feudos? A doação era feita em cerimônia solene, na qual se fazia um juramento de lealdade e ajuda militar e material, em caso de necessidade.
5- Explique duas importantes características desse período: a descentralização do Poder e a União pelo Cristianismo.
na Alta Idade Média, a única doutrina, o catolicismo, era garantida pela Igreja, que estava presente em todos os níveis da sociedade. Era ele que orientavam o comportamento das pessoas, inculcava os valores e a cultura religiosa, forjava as mentalidades e reforçava a estrutura social, com o predomínio dos senhores feudais. Dessa forma a Igreja unia todos os povos da Europa. Em ternos políticos, o poder estava nas mãos dos nobres locais, que viviam em suas propriedades. Dessa forma o poder estava fragmentado. A autoridade central, a do imperador, não era reconhecida pelos senhores feudais.