domingo, 26 de maio de 2013

Atividades p. 128-9º ano PI


Organize o conhecimento
1.       Em seu caderno, escreva p nome do país que corresponde a cada uma das afirmativas abaixo:
a.       Esse país foi obrigado a sujeitar-se aos termos do Tratado de Versalhes. Alemanha
b.      Sua grande ambição era construir um grande império no Extremo Oriente. Japão
c.       O aparelhamento das forças armadas ajudou a aliviara os efeitos da crise de 1929 no país. Alemahna
d.      Ao final da Primeira Guerra Mundial obteve territórios nos Alpes e no Mar Adriático. Itália
e.      A expansão território ajudaria a solucionar a escassez de recursos naturais que afetava a economia do país. Japâo
f.        A queda de seu dirigente máximo foi a obra da resistência antifascista. Itália
 
2.       No caderno, monte um organograma da guerra agrupando estes países no bloco dos países do Eixo ou no dos países aliados.


a.       Grã-Bretanha
b.      Estados Unidos
c.       Alemanha
d.      Itália
e.      Japão
f.        União soviética
g.       Brasil
h.      Romênia
i.         Autrália
j.        Finlândia


 
Países do Eixo
Países Aliados
Alemanha, Itália, Japão, Romênia, Finlândia.
Grã-Bretanha, Estados Unidos, União Soviética, Brasil e Austrália.
 
Aplicar
3.       O compositor brasileiro Ary Barroso fez uma marcha para o carnaval de 1939, chamada Salada Mista. A letra ironizava o Acordo de Munique.
Salada Mista
 


Uma pitada de massa de tomate,
All right, all right
E três gotinhas de molho inglês:
Só três, Só três
Algumas gramas de petit-pois
François, François
E ficou pronto o pirão do chanceler
Que papou de colher
Que papou de colher
Disse o inglês:
Yes, ye, yes
Disse o francês:
Oui, oui, oui
Quem não gostou foi o tchecoslovaco
Que deu o cavaco, que deu o cavaco
Italiano entrou, então na salada
E não sobrou nada
E não sobrou nada


 

 

a.       Quem é o “pirão”? Quem é o “chanceler”? O pirão é a Tchecoskováquia, que foi fatiada no Acordo de Munique, e o chanceler é Hitler.

b.      Identifique, na música, outras referências  a países participantes da Conferência de Munique . “All right” é “molho inglês” refere-se à Inglaterra; “petit-pois” e “francois” a França. Os dois países, na conferência de Munique, eximiram-se de auxiliar a Tecoslováquia frente à invasão alemã.

c.       Na sua opinião, qual foi a intenção do autor ao compor essa música? Pessoal

 

4.       Observe com atenção a charge que apresenta Hitler como noivo e Stalin como a noiva, e responda às questões.



Figura 1: Charge de 1941 contendo a frase: "Até quando durará nossa lua-de-mel?"

a.       A ideia de representar Hitler como o noivo e Stalin como a noiva foi casual ou intencional? Justifique. A escolha do noivo certamente não foi casual. Na visão machista predominante na época, o homem tem o comando, ele dá a direção dos acontecimentos. A mulher, por sua vez, deve agir de acordo com as orientações de seu marido. A intenção do autor, portanto, ao satirizar o Pacto de Não Agressão, era mostrar a submissão soviética diante da política nazista.

b.      Qual fato histórico foi satirizado na charge? O  que estabelecia ?  O Pacto de Não Agressão, assinado por Hitler e Stalin em 1939. O acordo estabelecia a divisão da Polônia entre União Soviética e Alemanha, a neutralidade da URSS diante do expansionismo nazista e o compromisso de Hitler não atacar a União Soviética.

c.       Com base no que você estudou na unidade, responda à pergunta feita na legenda da charge.  A lua-de-mel entre Hitler e Stalin durou até junho de 1941, quando Hitler iniciou a invasão da Uião Soviética.

 

22 comentários:

  1. amei essas respostas me ajudaram e muito. obrigado..

    ResponderExcluir
  2. PARABENS OTIMA PROF VC

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. maaassa minha porfessora começou passando um pouco dessas perguntas e ela so passou 3 do começo eu acho q ela deve passar mais entao se ela for passar mais ja tenho as respostas muito OBRIGADO !!!!!

      Excluir
  4. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    vc pode postar a atividade 5 da pag 128
    por favor preciso dela urgente!!!!!!!!!!!!!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Essas Respostas me ajudaram demais obrigada Continue assim ...
    Parabéns Otima professora Obrigada me ajudou Muiiiiito as perguntas estavam Confusas e as Respostas não estavam aparecendo e você ajudou ... :)

    ResponderExcluir
  6. me ajudou pra caramba fia..

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado! Continue assim,

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito obrigado pelas excelentes repostas..

    ResponderExcluir
  9. ee me ajude fazer esta exercicio porfavor relacione e um texto os acontecimentos de 1919 1929 e 19933 e 1939? B auis desses fatos foram esseciais para a subida de hitler ao poder da alamna ? justifique a sua resposta C serecione o acontecimento da linha represente a fase ofensiva das forças nazista e outro que represente a sua derrocada? D COm base na cronologia redija um pequeno texto sobre a segunda uerra mundial?

    Me ajude e ate 18-9 porfavor e um trabalho e eu tentei e não consegui me ajude .. espero ... que Deus te abençoe msm assim deixa a resposta para este imail helemtp@hotmail.com msm vc não ajudandodeus vai te abeçoar muitooo

    ResponderExcluir
  10. d+ mas essas respostas são as que estão no livro do professor?

    ResponderExcluir
  11. obrigada... me ajudou muitoooooooooo.... concerteza vou recomendar esse blog aos meus amigos... obrigada professora Rosangela.. vc é 10..

    ResponderExcluir
  12. olha legal gostei das respostas valeu ajudou muito

    ResponderExcluir
  13. obrigado por nos ajudar,algumas questões são dificeis,e vc nos ajuda.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada, me ajudou muito! <3

    ResponderExcluir
  15. muuuuuuuuito obrigada, me serviu mt essas respostas, continue postando mais respostas. brigadão ! :D

    ResponderExcluir
  16. Obrigada amooree :) Muito bom, me ajudou no exercício aqui. :)

    ResponderExcluir
  17. Ei me ajude fazer esta exercício por favor relacione e um texto os acontecimentos de 1919 1929 e 19933 e 1939? B Quais desses fatos foram esseciais para a subida de Hitler ao poder da Alemanha ? justifique a sua resposta C selecione o acontecimento da linha represente a fase ofensiva das forças nazista e outro que represente a sua derrocada? D Com base na cronologia redija um pequeno texto sobre a segunda Guerra mundial?

    Me ajude por favor e um trabalho e eu tentei e não consegui me ajude .. espero ... que Deus te abençoe mesmo assim deixa a resposta para este Email: lanynha15menezes@hotmail.com

    ResponderExcluir