segunda-feira, 14 de abril de 2014

Um Problema – 9º ano p. 57

Lampião e o cangaço
               Há muita controvérsia sobre a figura de Lampião e seus homens até os dias de hoje. Na memória popular e na visão de alguns escritores prevalece a ideia de que Virgulino e seu bando, ao roubar dos ricos fazendeiros para depois entregar aos pobres, vingavam uma história de exclusão social. O cangaceiro seria, nessa visão, um redentor. Outros pesquisadores questionam essa imagem de benfeitor do sertão, afirmando que lampião causava terror nas comunidades por onde passava.
“[...] a balada de onde extraí a maior parte desse relato não menciona [...] nenhum ato de tirar dos ricos para dar aos pobres, nenhuma dispensação de justiça. Registra batalhas, ferimentos, ataques a cidades [...], seqüestros, assaltos a ricos, combates com os soldados, aventuras com mulheres, episódio de fome e de sede [...]. Pelo contrário, registra ‘horrores’: como Lampião assassinou um prisioneiro, embora sua mulher o tivesse resgatado, como ele massacrava trabalhadores [...[. Causar terror e ser impiedoso é um atributo mais importante para esse bandido do que ser amigo dos pobres.
Questões
1.      Identifique as duas principais visões que existem sobre a imagem de Lampião e seu bando. Alguns escritores e a cultura popular nordestina, no geral possuem uma imagem mais romantizada de Lampião e de seu grupo, ressaltando que ele roubava dos ricos para dar ao pobres. Já estudiosos do cangaço não compartilham dessa visão e afirmam que Lampião causava terror nas comunidades por onde passava.

2.      Como Eric Hobsbawm descreve Lampião? Quais são as ideias do autor a respeito do cangaceiro? N De acordo com Hobsbawm, Lampião assassinava trabalhadores com frieza, causava terror e era impiedoso com as pessoas. Para o autor ele era um bandido e não um herói que roubava dos ricos para dar aos pobres.

2 comentários:

  1. O comércio caravaneiro ainda hoje é praticado por grupos de tuarengues, povos nômades Que vivem no deserto do Saara.porém essa tradição corre o risco de desaparecer. Que perigos ameaçam a existência do comercio caraveneiro. Me ajude por favor

    ResponderExcluir