domingo, 3 de agosto de 2014

Personagem p. 153 -9º ano




1.      Identifique o motivo que trouxe Olga Benário ao Brasil. Olga veio ao Brasil designada pela Internacional Comunista para fazer a segurança do líder revolucionário Luís Carlos Prestes, que tinha como missão organizar um golpe contra o governo de Getúlio Vargas e instituir um governo popular.
2.      Quais foram as principais atividades de Olga no país? Assim que chegou ao Brasil, Olga e Prestes viveram na clandestinidade no Rio de Janeiro para realizar os preparativos para a revolução, com o objetivo de instituir um governo revolucionário. Mas o movimento, chamado de Intentona Comunista, fracassou, e seus líderes – entre eles, Olga e Prestes – acabaram presos.
3.      Durante o Estado Novo, Vargas perseguiu e prendeu indivíduos que faziam oposição ao governo, como comunistas e integralistas. Na sua opinião, isso ainda ocorre atualmente? Justifique sua resposta. Em alguns países – como no Irã, na China, na Coréia do Norte, em Cuba etc. – a liberdade de imprensa e de opinião e prejudicada pela censura e a perseguição aos opositores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário