domingo, 12 de março de 2017

Dialogando 7º ano p. 32, 34 36


Página 32


a)      Você sabe dizer quem é o vassalo e quem é o suserano? Á esquerda, está o vassalo, á direita o suserano.
b)      Há três elementos da própria imagem que permitem saber que é o vassalo e quem é o senhor; quais são eles? Entre os elementos que permitem chegar a essa conclusão estão: o tamanho (a figura do senhor é maior que a do vassalo e muito maior que a do servidor); a posição do corpo ( o senhor sentado e o vassalo curvado); tudo isto é indicativo da hierarquia entre eles.
c)      Qual é a função do homem que está escrevendo? Registrar o juramento de fidelidade e as obrigações entre os dois.

Com base no que você estudou até aqui, pode-se dizer que, no feudalismo, o poder era centralizado ou descentralizado? Justifique. O poder era descentralizado, pois estava dividido entre muitos senhores, sendo o rei um deles.
Página 34
 Leia o texto a seguir.
Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e os outros servos, de tal maneira que os senhores  estejam obrigados a venerar e amos a Deus, e que os servos estejam obrigado a amar e venerar o seu senhor.
 FREITAS, Gustavo de. Livro didático História e Cidadania
 3ª edição p. 34
O autor do texto acima, escrito na época do feudalismo, terá sido um conde, um bispo ou um camponês? Como você chegou a essa conclusão? O texto foi escrito por um religioso (o bispo St. Laud de Angers). Há dois indícios disto no texto: primeiro, o autor atribui a existências do senhores e servos à vontade divina; segundo, usa uma comparação de viés religioso: os servos deve-se comportar com relação a seus senhores tal como os senhores em relação a Deus.
Página 36
A condição do servo é a mesma do escravo? Não. Servo não é o mesmo que escravo. O servo não podia ser vendido, trocado ou punido, como se fazia com o escravo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário