quarta-feira, 14 de junho de 2017

Para Refletir p. 183 - 7º ano

A Magna Carta
João, pela graça de Deus, rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e da Aquitânia, conde de Anjou [...] determina que:[...]
               Nenhum imposto [...] será estabelecido no nosso reino, sem o consenso geral [...]
Para obter o consenso geral a fim de lançar [...] impostos [...] mandaremos convocar [...] os arcebispos, bispos, abades, condes e grandes barões por meio de cartas, e além disso mandaremos convocar todos os nossos vassalos diretos, [...]
Todos os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, nela permanece e passa, quer por terra quer por água, para comprar e vender, sem receio de extorsões ilegais de acordo com o antigo costume.
PEDRERO-SÁNCHEZ< Maria Guadalupe. História de Idade Média
Textos e testemunhas. São Paulo: Editora da UNESP, 2000 p. 234-237
a). Que elementos do texto indicam que João sem terra era um membro da nobreza? Os seus vários títulos ( rei, conde, duque)
b). Quais grupos o rei consultaria em caso de aumentar os impostos? O clero e a nobreza; os outros grupos sociais portanto, ficavam de fora.
c). A Magna carta também favorecia a burguesia? Justifique. Sim, na medida em que garantia a entrada e a saída dos mercadores bem como sua proteção contra os assaltos da nobreza (“extorsões ilegais”)

d). Pode-se dizer que a Magna Carta limitou o poder do rei? Sim, pois a partir dela o rei era obrigado a consultar os representantes do clero e da nobreza para lançar imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário